Síndrome do Túnel do Carpo

Esta é a compressão do nervo mediano à medida que atravessa punho. O nervo mediano é um dos 3 nervos da mão. Seu papel é sensibilidade dos primeiros 3 dedos e metade do quarto da mão e as habilidades motoras do polegar. Portanto, contribui para a força e destreza da mão. No nível do punho, ele passa por um espaço estreito – o canal do carpo – entre os ossos do punho e um ligamento rígido e muito resistente, o ligamento retinacular anterior. Com ele passam neste canal os tendões flexores dos dedos rodeados por uma membrana sinovial. A síndrome do túnel do carpo é a compressão do nervo neste espaço. Na maioria das vezes a causa não é precisamente identificada. Pode estar relacionado à inflamação da membrana sinovial, movimentos repetitivos, postura do punho em flexão, hipotireoidismo, diabetes, mudanças hormonais, gravidez, certas doenças reumáticas, traumas …

O principal sintoma é parestesia (“formigamento “) nos primeiros 3 dedos. Pode ocorrer dor local irradiando para palma da mão e antebraço. No começo as parestesias ocorrem principalmente à noite, fazendo acordar uma ou mais vezes. Sacudir as mãos geralmente aliviam os sintomas. Conforme a doença progride, parestesias aparecem durante o dia, indicando o início de comprometimento mais acentuado do nervo. Finalmente, quando a deficiência se torna grave (muitas vezes após vários anos de evolução), atrofia do polegar (músculo atrofiado) e diminuição da sensação (hipoestesia) pode acontecer.

O diagnóstico é feito através de exame físico e eletroneuromiografia.

Vários parâmetros são levados em consideração para a decisão de tratamento, como idade, gravidade dos sintomas, resultados ENMG, gestacional, atividade profissional, velocidade de agravamento …

Todos esses parâmetros são mais bem avaliados por seu médico e cirurgião da mão para decidir entre o tratamento clinico ou cirúrgico.

Abrir Whats
Precisa de ajuda?
Olá
Podemos te ajudar?